terça-feira, 24 de maio de 2016

Terceiro Reich, o livro das personagens sinistras



Minha primeira leitura do chileno Roberto Bolaño (mais conhecido pelo balofo 2666, que está na minha alça de mira) foi Terceiro Reich, na edição cor de barro (ou ocre?) da Companhia das Letras. Seis dias foram suficientes para provavelmente descortinar a leitura com mais figuras sinistras que fiz na vida. Todas as personagens guardam seu mistério. 

As pouco mais de 300 páginas trazem um diário do alemão Udo Berger, especialista em jogos de guerra (ou de estratégia, como queiram) de Frankfurt elaborado durante suas férias de verão em um vilarejo de Barcelona. Vai para lá com a namorada Ingeborg. O cidadão reveza os períodos trancafiados no quarto treinando estratégias de um novo jogo, chamado Terceiro Reich (dai o título, cuja referência ao regime de Hitler não é gratuito) com palmilhadas pela praia, bares e boates do passeio marítimo da cidade. Nesses caminhos, em que os turistas têm como objetivo um, dois e três tomar banhos de sol, beber e transar, conhece o sinistro casal Charly e Hanna, a dupla de sombrios amigos Cordeiro e Lobo, revê a dona do hotel em que passou a infância com os pais, Frau Else, e toma contato com o sujeito mais enigmático da história, o Queimado, que cuida de um negócio de pedalinhos e parece figura onipresente na localidade.  O apelido deve-se ao corpo salpicado de queimaduras.

Os dias se passarão entre o delírio - sonhos e mais sonhos detalhadamente descritos - e uma realidade prenhe de medos, anseios e crimes não comprovados. Várias vezes o livro me remeteu a "o sol também se levanta", do Hemingway, no que carrega de geração desiludida. Verdade que o do escritor norte-americano tem personagens de caráter mais altaneiro, mas a essência simula-se a mesma. Mas não achei em pesquisa nenhuma associação aos livros. 

Um poema de Goethe nas páginas finais é uma boa síntese da alma do livro:

"E entretanto não captaste
Este: Morre e viverás
Não é mais que um incômodo hóspede
Na terra sombria!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário